Futebol e Meio Ambiente

Futebol e Meio Ambiente

Por Alexandre Abreu

Você já parou para pensar na relação existente entre Futebol e o Meio Ambiente? A princípio, pode parecer que não há nada que relacione estes temas, e objetivamente realmente parecem ser bastante distantes, mas é bem verdade que estão mais próximos do que podemos imaginar, afinal, atualmente, nada está desconectado à necessidade de preservar o meio ambiente e os recursos naturais.

Cada vez mais o futebol tem sido visto de forma abrangente, compreendendo não só a ótica da bola, do campo e dos jogadores, mas também sob uma ótica empresarial e social que busca uma permitir uma experiência única para o torcedor que dentre outros pontos também está atento a importância das questões socioambientais.

Por este motivo, questões antes distantes do mundo da bola como a preservação do Meio Ambiente e sustentabilidade, expressões originalmente relacionadas ao desenvolvimento socioeconômico, político e cultural, vem sendo incorporadas ao Futebol quando atreladas a ações de marketing voltadas para responsabilidade ambiental, que tem ganhado maior atenção dos clubes e de empresas parceiras, visando uma imagem positiva com a torcida e o público em geral.

A preocupação com as questões ambientais no Futebol é recente, e embora tenham ocorrido ações pontuais anteriormente, o assunto ganhou maior espaço com a copa do mundo de 2014, quando o Ministério do Esporte estabeleceu diretrizes de sustentabilidade, eficiência energética e uso racional da água para construção e reforma dos estádios e centros de treinamento.

Desde então, tem aumentado gradativamente o número de clubes brasileiros que investem em ações que buscam a promoção da sustentabilidade e projetos voltados para o Meio Ambiente. São exemplos o Internacional e Grêmio com seus estádios sustentáveis e o Atlético-MG, que instalou a “Usina do Galo”, responsável pela produção de energia fotovoltaica para abastecer a sede administrativa, o centro de treinamento e os dois clubes sociais, projetos que trazem benefícios imensuráveis ao meio ambiente.

Mais recentemente, em atenção ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Palmeiras apresentou uma série de medidas que visam reduzir o impacto ambiental em seu Estádio – Allianz Parque. Entre as ações, o estádio passará a realizar reciclagem e reduzirá o consumo de água. Além disso, no jogo contra o Atlético MG o clube promoveu a campanha “Por um futuro mais verde” em que os jogadores usaram meiões na cor cinza para simbolizar o aumento do desmatamento e da poluição no planeta e alertar a sociedade sobre a importância de preservar o meio ambiente. O objetivo da ação foi mostrar que “o verde faz falta” em alusão a cor predominante do clube, o verde.

Neste mesmo sentido, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem dado maior destaque à temática nos campeonatos por ela organizados. A Copa Verde por exemplo foi a primeira competição oficial de futebol no Brasil que usou o esporte como ferramenta de incentivo para sustentabilidade. Dentre as principais ações realizadas, a CBF promove o plantio de árvores para compensar o carbono de toda a competição e o troféu é confeccionado com madeira certificada.

Como se vê, é crescente o incentivo por práticas ambientais mais conscientes, aliando a proteção ao meio ambiente ao Futebol brasileiro e possibilitando diversos benefícios relacionados a conquista de um relacionamento ético e dinâmico com órgãos públicos e entidades de proteção ambiental garantindo segurança e credibilidade aos torcedores e patrocinadores quanto a execução de boas práticas ambientais.

Além disso, todos estes programas e ações buscam ou buscaram trazer benefícios para a sociedade e propiciar a promoção de melhorias para o meio ambiente, agregando valor à marca do próprio clube de futebol e aos patrocinadores que veem sua marca atrelada a uma entidade esportiva que valoriza princípios de Responsabilidade Social e Ambiental.

Não há dúvidas quanto aos benefícios garantidos aos clubes de futebol que promovem ações voltadas para a proteção do meio ambiente e implantação de processos eficientes de controle e reaproveitamento de água e resíduos. A valorização da própria marca e de empresas parceiras, maior identificação e interação da torcida por meio de ações de marketing propiciam maior visibilidade e são apenas alguns dos benefícios que nos permite concluir que o Futebol precisa se posicionar com as questões da sociedade.

O Futebol atual tem se preocupado cada vez mais com as questões socioambientais, e clubes que adotam boa gestão ambiental e promovem ações voltadas a proteção do Meio Ambiente certamente terão resultados financeiros mais satisfatórios quando comparados aos clubes que não promovem nenhum tipo de promoção, em razão da maior visibilidade e valorização de suas marcas, reconhecimento da torcida e empresas parceiras.

InstagramLinkedIn

Lacerda Diniz Sena
Todos os Direitos Reservados

Texto alternativo