Aumento da alíquota do IOF em 2021

Aumento da alíquota do IOF em 2021

by Tayná Reis

Decreto nº 10.797, de 16 de Setembro altera as alíquotas do IOF sobre operações de crédito.

 

 

Recentemente, foi publicado o Decreto nº 10.797 de 16 de Setembro de 2021 para elevar as alíquotas do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários  (IOF), relacionados às operações de crédito para pessoas jurídicas e físicas, até o fim de 2021. 

 

A justificativa para o aumento da tributação é a necessidade de utilizar os recursos arrecadados para o custeio do Auxílio Brasil, o novo programa de transferência de renda do governo em substituição ao Bolsa Família. A intenção do governo é que este formato de programa atenda diretamente 17 milhões de famílias, aumentando o repasse do valor. 

 

Apesar do IOF incidir sobre uma variedade de produtos, o novo decreto diz respeito apenas às operações de crédito, ou seja, financiamentos, empréstimos, atrasos de faturas de cartões de crédito e uso de cheque especial. 

 

As alíquotas passam a valer a partir para os fatos geradores ocorridos entre 20 de setembro de 2021 e 31 de dezembro de 2021, do seguinte modo:

Existem discussões acerca da ilegalidade do Decreto n° 10.797/2021 e movimentações de partidos políticos, mas até o momento nenhuma ação foi ajuizada para contestação da medida. 

 

O principal argumento gira em torno do fato de que o IOF está entre os tributos denominados como extrafiscais, que tem finalidade além da mera arrecadação, sendo utilizado na regulação da economia com caráter extrafiscal. 

 

Neste caso, a discordância parte da ideia de que o IOF poderia ter suas alíquotas alteradas em virtude das políticas monetárias e fiscais, sendo o Auxílio Brasil distante de estar enquadrado nessa categoria e tratando a situação de desvirtuação da matriz do tributo. 


Por fim, cumpre destacar que a equipe de Advogados e Consultores da Lacerda Diniz Sena está disponível para auxiliar e sanar quaisquer dúvidas que possam surgir sobre o tema.

 

Fonte: Portal da Imprensa Nacional

InstagramLinkedIn

Lacerda Diniz Sena
Todos os Direitos Reservados

Texto alternativo