A autoprodução de energia
A Tendência do Mercado Brasileiro de Energia Elétrica 

A autoprodução de energia
A Tendência do Mercado Brasileiro de Energia Elétrica 

Por Fernanda Felício Pimenta

A Autoprodução de energia consiste na possibilidade de pessoas físicas e/ou jurídicas investirem na geração de energia elétrica para seu próprio consumo, para suprir, total ou parcialmente, suas necessidades energéticas.  

Para ser um Autoprodutor de energia o consumidor deve operar no Ambiente de Contratação Livre (ACL), o que significa ter uma demanda mínima de 500kW.

A Autoprodução de Energia tem se destacado de forma significativa no mercado brasileiro e se tornado cada vez mais atrativa, sobretudo em relação aos custos do setor, devido a diversas vantagens, tais como: 

  • Previsibilidade de gastos: a empresa que autoproduz sua eletricidade fica livre da volatilidade dos preços do mercado; 
  • Não incidência de ICMS: ao produzir sua própria energia, deixa de incidir ICMS sobre a parcela autoproduzida; 
  • Abatimento/isenção de encargos setoriais: Quem gera sua própria energia abate encargos do setor como CDE, CCC e Proinfa; 
  • Desconto no fio: Os Autoprodutores contam com o benefício de desconto de 50% a 100% da TUST/TUSD para fontes renováveis, a depender da fonte.  
  • Possibilidade de venda de excedentes: O excedente da Autoprodução pode ser liquidado no mercado de curto prazo ou comercializado em contratos no mercado livre.  
  • Sustentabilidade: a autoprodução de energia utiliza fontes renováveis e limpas. 

 

InstagramLinkedIn

Lacerda Diniz Sena
Todos os Direitos Reservados

Texto alternativo